Claudinei destaca 25 anos de Escola Dominical

O vereador Claudinei da Rocha (PSB) contou com o apoio do Plenário da Câmara para aprovar, na última semana, uma Moção de Aplausos a um importante trabalho pela Igreja Assembleia de Deus de Franca. A homenagem foi para destacar os 25 anos da Escola Dominical da Assembleia de Deus do Jardim Aeroporto III.

Claudinei da Rocha exibiu em Plenário um vídeo que mostra o início do trabalho da Escola Dominical no Aeroporto, do qual parcipou, há 25 anos como membro da igreja. O vereador afirmou que através da Escola Dominical foram formados muitos líderes da Assembleia, como pastores, diáconos e professores especializados.

"Foi muito emocionante assistir o vídeo e ver o princípio de tudo. A Escola Dominical presta um importante serviço à comunidade, pois é uma formadora de bons cidadãos. Estou satisfeito com o apoio dos colegas e por este reconhecimento da Câmara aos integrantes desta história tão rica", afirmou o parlamentar.

Uma rica história

A motivação da Moção de Aplausos à Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Jardim Aeroporto 3 pelos 25 anos da EBD – Escola Bíblica Dominical é o reconhecimento de um trabalho de um ministério interpessoal, cujo objetivo básico é alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade. É uma agência de educação popular de que dispõe a igreja a fim de divulgar, de maneira sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus.

Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical:

- Ganhar almas
- Educar o ser humano na Palavra de Deus
- Desenvolver o caráter de Cristo
- Formar obreiros

"A Escola Bíblica do Jardim Aeroporto III teve seu começo na casa do irmão Jose Ananias. No início, eram três grupos. Os adultos tinham aula na sala, os jovens na varanda, enquanto as crianças tinham suas aulas no quintal. O pastor da igreja que se iniciava no bairro era o presbítero Antônio Pereira; o coordenador da Escola Bíblica era o diácono Aparecido Soares, que também era o professor da sala dos adultos. Foram momentos difíceis, porém gratificantes, pois a cada dia o Senhor acrescentava alunos a EBD", disse Claudinei.

O vereador conta que, por muito tempo, o trabalho aconteceu na igreja com muitas dificuldades, pois era muito pequena e não tinha condições de fazer a divisão das classes em faixas etárias. Foi quando o então coordenador Claudinei, junto com sua equipe, tomou a iniciativa de realizar a Escola Dominical na escola pública usando várias salas de aulas e com isto fazendo a divisão das classes. Havia salas do berçário, crianças, adolescentes, jovens, adultos, discipulados e uma classe que trabalhava na formação de obreiros.

Depois desta transferência, foram feitos vários projetos na igreja para motivar e conscientizar os irmãos da importância do ensino da palavra de Deus para suas vidas. O primeiro foi criar o logotipo “Escola Dominical Envolvimento Total”, camisetas com o logotipo, um hino oficial escrito pelo professor Daniel Vitor de Oliveira e um carro de som para convidar os moradores do bairro para particiar das aulas.

"Para lançar o logotipo, foi realizado o culto da escola com toda a igreja; e foi uma benção. No final, todos os irmãos fizeram um propósito de serem alunos da Escola Dominical, que teve um crescimento significativo atingindo o objetivo de 300 alunos matriculados. Uma igreja pequena, mas com um espaço grande fazendo a diferença na nossa cidade", afirmou Claudinei da Rocha.

Disseminando o trabalho

A ação intensa da escola dominical levou o trabalho da EBD da zona sul de Franca ao reconhecimento da importância da evangelização desde a primeira idade. Claudinei tornou-se o segundo vice-superintendente da Escola Dominical, trabalhando no CAPED FRAN, na igreja sede, passando a acompanhar todas as escolas dominicais da cidade.

"Na época, o irmão Gilmar, que hoje repousa no Senhor, foi o superintendente e colocou nossa cidade novamente em destaque sendo escritor de uma revista para o CPAD destinada a jovens na faixa etária de 15 a 18 anos. Já como primeiro vice superintendente, cabia destaque a atuação do Presbítero João Carlos Justino.  Franca foi considerada pela CPAD como a cidade da Escola Dominical. O que foi iniciado no Jardim Aeroporto, com humildade, chegou à toda cidade, pela CPAD, a Casa Publicadora da Assembléia de Deus, a todo Estado de São Paulo e a todo país, através de um vídeo filmado aqui na nossa Escola Dominical", explicou Claudinei.

Atualmente

Atualmente, a igreja Assembleia em Deus em Franca, presidida pelo Pastor Isaac Ribeiro, possui cerca de 60 templos e todos eles têm sua Escola Bíblica Dominical, sempre com os objetivos de ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter de Cristo e formar obreiros. A Igreja Assembleia de Deus do Jardim Aeroporto III, dirigida pelo Pastor Israel do Carmo, tem como coordenador de escola dominical Fernando Lúcio, que está trabalhando com estratégias para continuar motivando os alunos e, com isso, mantendo uma média de frequência e atingindo os objetivos da escola.

"A metodologia de trabalho de 25 anos atrás ainda está presente na Escola Bíblica Dominical, havendo somente o incremento das atuais tecnologias, que nos permitem uma comunicação melhor e mais eficiente, mas o pensamento é o mesmo", concluiu Claudinei.