Donizete da Farmácia

Nome Completo: 
Antônio Donizete Mercúrio
Data de nascimento: 
13/01/1962
Biografia: 

Donizete Mercúrio, mais conhecido pela população como Donizete da Farmácia, tem um traço marcante: sua simplicidade e o fácil acesso pelas pessoas. Isso se deve ao trabalho no balcão da Drogaria Mercúrio. “É lá que eu faço grandes amigos, conheço muita gente, tiro o sustento da família e foi graças a isso que entrei na política”, diz o vereador.

Donizete é nascido e criado em Franca. Morador na Avenida Brasil, na Cidade Nova, é filho de Luiz Mercúrio e Maria Cortez Mercúrio e afirma a todos que se orgulha muito de seus pais. Começou a trabalhar ainda criança, aos 11 anos, na Farmácia Nossa Senhora de Fátima, de propriedade do senhor Manoel Custódio da Silveira, que posteriormente vendeu a farmácia aos irmãos de Donizete de forma facilitada, pois não tinham muitas posses.

Depois, Donizete foi trabalhar na Farmácia São Lourenço, do senhor Marcial Borges de Freitas. Foram mais sete anos até que, com a ajuda do próprio senhor Marcial e de seu pai, Donizete comprou uma pequena farmácia, em uma sociedade com seus irmãos que duraria muitos anos. “Tive como patrões os dois melhores farmacêuticos de Franca e a família do Sr. Marcial foi muito importante em minha vida profissional e também na política”, conta Donizete.

Isso porque foi através do filho do senhor Marcial, Giberto Marcial Freitas, que Donizete se filiou ao recém-chegado em Franca PMN, no ano de 2001. “O Gilberto disse que eu era o primeiro filiado de Franca no partido. Até então, mesmo filiado, eu não tinha nenhuma intenção de ser político. Até porque não iria concorrer com meu tio, José Mercuri, vereador que cumpriu 11 mandatos em Franca”, afirma Donizete da Farmácia.

Porém, pouco tempo depois, com a morte do ex-vereador, Donizete acabou convencido a se candidatar a vereador em 2004. Ainda temeroso, pois seu conhecimento político ainda era pouco, decidiu tentar uma vaga na Câmara de Franca. “Os parentes e amigos me apoiaram muito e disseram que eu teria chances em razão dos trabalhos sociais que participava, do meu conhecimento de pessoas pela farmácia e também no esporte, principalmente no futebol varzeano. Aí decidi arriscar”, disse.

Estavam certos: o PMN de Donizete foi uma surpresa e ele se elegeu com a expressiva marca de 2604 votos. No princípio, não teve vida fácil, mas foi encontrando seu caminho na Câmara Municipal. Tanto que, nas eleições seguintes, em 2008, aumentou o número de votos para 2904, mas não foi reeleito por conta do coeficiente eleitoral. Mas se sagrou o sétimo mais votado da cidade.

Fora da Câmara, Donizete se candidatou ainda pelo PMN a deputado federal e mesmo com uma campanha sem recursos financeiros bateu à casa dos 11.604 votos, o que o motivou a tentar novamente uma vaga na Câmara Municipal.

Alcançou 3126 votos e conquistou seu segundo mandato de vereador.
Donizete afirma que não segue o padrão tradicional de político. “Sou independente, faço o trabalho de formiguinha, de atendimento direto à população em frentes onde as demandas são muitas, como o esporte, a segurança pública e principalmente na saúde. Nunca precisei de cargo de confiança para fazer política. Tanto que, quando perdi a eleição de 2008, o então prefeito Sidnei Franco da Rocha, que não é de elogiar ninguém, afirmou que eu faria falta no Legislativo”, contou Donizete.

O vereador afirmou ainda ser uma pessoa de personalidade forte assumida, votando sempre a favor do que acredita e contra o que não entende ser bom para a população, sem jamais aceitar pressões externas. Donizete diz que faz questão, sempre, de respeitar e de ser respeitado por todos e que sua postura conta com a aprovação dos francanos.

“Em três pesquisas de avaliação de nosso trabalho como vereador, pelo Instituto Tiradentes e pelo Datalink, fiquei em primeiro lugar em duas e em segundo em outra como o vereador mais atuante”, se orgulha Donizete, que cumpre agora seu terceiro mandato na Câmara Municipal.

Foto do vereador Donizete da Farmácia
 
Partido: 
PSDB - PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (45)
 
 
 
Telefones do gabinete: 
(16) 3713-1559
(16) 3713-1560
 
 

Legislação aprovada e promulgada

Denomina Hipólito Antônio Pires a Rua 2, na Villa Piemonte I e dá outras providências.

Denomina Valdecir Donizeti Rufini a Rua 126 do Residencial Irineu Zanetti.

Denomina Luzia de Barros Nascimento a Rua 06, na Villa Piemonte I e dá outras providências.

Obriga a empresa coletora de lixo do Município de Franca a realizar a limpeza e esterilização dos uniformes de trabalho, botas, luvas e demais equipamentos higienizáveis dos funcionários que desempenham atividades em condições insalubres, a serviço desta companhia‏, e dá outras providências. 

Acrescenta o art. 110–A a LOMF (dispensa de um dia de jornada de trabalho ao servidor ou servidora para realização de exames preventivos do câncer).

Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas.

Altera o Código de Posturas do Município de Franca/SP, Lei Complementar n.º 2.047/1972, para inserir o artigo 272-A e dá outras providências. 

Dispõe sobre afixação de cartazes nos estacionamentos públicos e privados, alertando sobre o abandono involuntário de menores no interior do veículo, e dá outras providências.

Denomina Maria Francisca Teixeira a Rua 105 do Residencial Esplanada Primo Meneghetti de Franca e dá outras providências.

Dispõe sobre o Programa Municipal para Identificação e Tratamento da dislexia na rede Municipal de Educação de Franca.

Páginas