Câmara aprova projetos em prol dos autistas

A Câmara Municipal aprovou, nesta semana, duas matérias voltadas a beneficiar e valorizar os portadores de autismo na cidade. Membros da APAAF (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Franca) acompanharam as votações e elogiaram a disposição do Legislativo em apresentar as pautas.

A primeira votação aprovou o Projeto de Lei 53/2018, que cria a obrigatoriedade de inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista – autismo – nas placas de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.

“Com a nossa aprovação na Câmara e a sanção do prefeito, o projeto vira lei. Assim, este público passará a contar com o benefício de um atendimento mais rápido em qualquer situação onde haja filas de espera”, disse o autor do projeto, Pastor Otávio (PTB).

A segunda matéria, o Projeto de Lei 55/2018, institui a realização do Censo de Inclusão do Autista em Franca, que fará a análise do quantitativo e da identificação do perfil socioeconômico das pessoas com autismo.

“Vejo como de grande importância o fato da Prefeitura dominar esses dados, até para poder focar as ações das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social, e outras, no tocante ao atendimento e amparo dos autistas em nossa cidade”, afirmou Pastor Otávio.