Vereadora segue fiscalização da lei das doulas

A vereadora Cristina Vitorino (PRB) segue com a fiscalização do cumprimento da lei das doulas, que obriga os hospitais com maternidades do município a permitir o acompanhamento de doulas durante os trabalhos de parto das gestantes.

As doulas são acompanhantes e orientadoras que oferecem um respaldo importantes às mulheres no momento do parto, assim como em sua preparação para este tão importante momento. Cristina é a autora do projeto de lei das doulas, que foi aprovado pelo Poder Legislativo e posteriormente sancionado pelo prefeito Gilson de Souza. E a vereadora está acompanhando pessoalmente o cumprimento da lei, visitando as maternidades de Franca.

Esta semana, Cristina Vitorino foi até o Hospital Regional para acompanhar as ações já implantadas no sentido de humanização de partos. No local, viu que já há várias iniciativas em andamento. A vereadora foi recebida pelos colaboradores do Regional, Paula Salomão, da Ouvidoria; Priscila Cassia Silva, gestora; e Caroline responsável pelo setor de obstetrícia.

"As enfermeiras já são treinadas como doulas na área de obstetrícia e agora estão trabalhando com a equipe médica para que seja preparado o ambiente para a presença das doulas. Vi que há muito comprometimento do hospital em se enquadrar na lei. Já houve alguns partos com doulas acompanhando, vejo que está evoluindo", afirmou Cristina.

Visita semelhante foi realizada recentemente na Santa Franca, onde estão sendo feitos os preparativos necessários para o cumprimento da lei, o que não é simples, em razão até do volume de partos da entidade, que passa dos 350 mensais, a grande maioria de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Santa Casa é referência não só para Franca, onde criamos a lei, mas para diversas cidades vizinhas. Entendo que toda mudança lá não pode ser implantada na correria, mas sim de forma gradual e definitiva. Senti que há boa vontade em colaborar com o município e melhorar a qualidade dos serviços prestados às mulheres”, disse Cristina.

A próxima maternidade a ser visitada por Cristina será a do Hospital São Joaquim de Franca, o que deverá acontecer nos próximos dias. "O importante é que sentimos que há boa vontade em cumprir a lei", afirmou a vereadora.