Presidente Marco Garcia enaltece a transparência

Em entrevista à TV Clube, no último sábado, o presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Marco Garcia (PPS), falou para toda a região sobre um tema importante e recorrente nos dias atuais: a transparência do poder público.

Um dos assuntos em questão é a legislação que impede a contratação pelo poder púbico de servidores com condenação na Justiça em cargos comissionados, como a lei recentemente aprovada em Ribeirão Preto, e que em Franca vigora há cinco anos.

“Franca tem a lei da ficha limpa desde 2012, de autoria do ex-vereador Silas Cuba. Mas hoje vejo que é necessário ir além e exigir também que vereadores, deputados e prefeitos tenham o CPF limpo. Um cidadão que está negativado não cuidou do próprio nome, ou seja, não tem moral para dirigir o destino de uma cidade, um estado ou país”, disse Marco Garcia.

O presidente da Câmara afirmou que têm tomado, no âmbito do Legislativo, todo o cuidado nas contratações. “Prezamos pela transparência e todo cidadão pode acessar, por exemplo, no portal da Câmara, os salários dos servidores e despesas de viagens. Franca é a Câmara mais enxuta do Brasil. Somos em 15 vereadores, com um assessor cada. No total são 16 cargos em comissão”, afirmou Marco.

Marco Garcia disse que as leis que versam sobre transparência vieram para ficar e os municípios que ainda não a criaram deveriam se apressar em fazê-lo. “As Câmaras devem aprovar e os prefeitos sancionar estas leis. Nós, homens públicos, temos a obrigação de sermos exemplo. Aquele que recebe seu subsídio de dinheiro público deve ser assim. Acredito que a transparência deva se espalhar por todo o Brasil”, concluiu o presidente.