“Consultório de Rua” já está em operação

Entrega do consultório de rua

O vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, Luiz Vergara (PSB), participou da inauguração, na última quarta-feira, no auditório da Secretaria de Saúde, do serviço “Consultório de Rua” - resultado de parceria do município com o Governo Federal. A iniciativa faz parte do programa “Crack, é Possível Vencer” e tem o foco em auxiliar as pessoas a deixar o vício no entorpecente.

O parlamentar disse que a iniciativa faz parte do programa de Atenção Básica à Saúde e o trabalho é integrado entre esta pasta e a Secretaria de Ação Social. Tem objetivo educativo, preventivo e de orientação. Além disso, dependentes químicos com ferimentos também recebem atendimento.

“A estrutura ainda está em caráter experimental e conta com uma van equipada e profissionais treinados, que percorrem várias regiões da cidade. Mas acredito muito no êxito deste trabalho, que integra saúde pública e ação social”, afirmou Vergara.

A equipe do “Consultório de Rua” conta com dois auxiliares de saúde, um técnico de enfermagem, uma médica - que faz consultas e realiza alguns tipos de exames – e uma redutora de danos, além de um policial à paisana.

“O serviço já passou por bairros como Parque Vicente Leporace, Parque do Horto, no abrigo provisório da Vila Gosuen, no Centro Pop, Aeroporto, Brasilândia, Paulistano, Vila São Sebastião e mesmo na área central, enfim, locais com incidência de viciados e que já foram contemplados com o serviço”, finalizou Vergara.