A Câmara

Foto da faxada lateral do prédio da Câmara

Histórico

A Câmara Municipal de Franca, situada no estado de São Paulo, foi instalada em 30 de novembro do ano de 1.824, tendo como seu primeiro presidente o vereador Alferes José Justino Faleiros.

O primeiro prédio ocupado pelo Legislativo do Município de Franca foi o atual prédio dos Correios, na Praça 9 de Julho e em seguida a Câmara Municipal transferiu sua sede para o prédio do atual Museu Histórico “José Chiachiri". Posteriormente, o Poder Legislativo de Franca teve sua sede transferida para o prédio localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, Rua Major Claudiano, onde funcionou até 1974.

Em 03 de agosto de 1974, a Câmara Municipal foi transferida para Rua Capitão Anselmo, 1540, onde era o antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal, adaptado para a finalidade de abrigar o Poder Legislativo.

Por fim, atualmente o órgão funciona em sede definitiva, localizada na Rua da Câmara nº 01, próxima à Rodoviária de Franca, cuja obra foi idealizada pelo Vereador Dr. Joaquim Pereira Ribeiro e inaugurada no ano de 2010.

Estrutura Organizacional

Atualmente a Câmara Municipal de Franca conta com a seguinte estrutura organizacional.

organograma-da-camara-municipal-de-franca.png